segunda-feira, 19 de maio de 2014

Contar histórias é preservar nossa tradição oral




O uso da narrativa oral aparece desde os tempos remotos de nossa história, com variadas finalidades: explicar e tentar compreender fenômenos naturais, passar ensinamentos morais ou até mesmo relatar acontecimentos cotidianos. E até hoje preservamos a tradição oral, contar histórias faz parte da nossa cultura.
 
A contação de histórias no universo infantil favorece o desenvolvimento da criança em diversos aspectos, pensemos alguns:
 
- Abre espaço para a imaginação e criatividade, pois através das histórias narradas a criança constrói suas próprias imagens
 
- Estimula o hábito e o prazer da leitura, entendendo a importância da leitura para a construção do conhecimento da criança, pois muitos textos narrados podem ser encontrados em livros. A contação desperta o interesse pela história e faz descobrir como esta pode ser saborosa.
 
- Favorece o desenvolvimento intelectual da criança, as histórias também são formas de produzir conhecimento
 
- Enriquecer o vocabulário da criança, facilitando para que ela tenha liberdade de escrever e contar com suas palavras sua própria história.
 
- Estimula a comunicação oral, pois depois de ouvir a história a criança pode (re) contá-la.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Oficina de manipulação de bonecos e objetos e preparação do contador de histórias

Aconteceu na Biblioteca Industria do Conhecimento de Campo Mourão a oficina de manipulação de bonecos e objetos e a preparação das contadoras de histórias, ministrada por Tadica Veiga e  estavam contadoras de histórias das cidade de Campo Mourão, Luiziana, Juranda, Barbosa Ferraz, Mamboré e Engenheiro Beltrão



















sábado, 10 de maio de 2014

20 anos do espetáculo O JACARÉ QUE COMEU A NOITE

Dia 10 de maio no Centro da Juventude de Campo Largo às 15 h - Entrada Franca
Dia 26 de maio no Festival de Teatro de Campo Largo


Pintura de Murais

  Este é um trabalho que a Cia dos Ventos desenvolve há mais de 20 anos, com ótimos resultados como interferência visual.