OFICINAS

Oficinas

Confecção de bonecos gigantes
Nesta oficina  profissionais gabaritados transmitem os conhecimentos adquiridos durante as produções do “Carnaval dos Bonecos”. Ensinando passo a passo como construir bonecos em espuma de até cinco metros de altura.

Confecções de Bonecos
Diferentes técnicas de manipulação como vara, manipulação direta, luva, dedoches, marionetes são opções para esta oficina que tem como objetivo capacitar seus alunos para confeccionar bonecos a partir de matérias variadas.


Teatro de Bonecos

  Uma viajem pelo mundo do teatro de bonecos, sua historia e suas particularidades são trabalhadas nesta oficina. Este é um curso dedicado àquelas pessoas que estão interessadas em descobrir um pouco dos segredos da arte milenar do teatro de bonecos. Improvisação, técnicas de interpretação e manipulação, expressão vocal e corporal, introdução a história do teatro de bonecos.

Confecção de Malabares

 Esta oficina tem o objetivo de capacitar pessoas para confeccionar seus próprios instrumentos para realização de malabarismos. Introdução a prática com malabares de fita, fogo, corrente, bastão, bolinhas, e bandeira.
Confecção de Máscaras: Nesta oficina os alunos são capacitados a construir máscaras de meio rosto e rosto inteiro a partir de gesso, papel, massa corrida e tinta, criando máscaras personalizadas. É discutida, também, a aplicação deste artefato, suas diferentes utilizações e formas de manipulação. Opções: Máscara Carnavalesca, Grega ou Commedia Dell´Arte.
Interpretação Teatral: Para iniciantes e profissionais interessados em reciclagem de conhecimentos. Esta oficina é uma alternativa para quem quer experimentar o teatro e compreender seus princípios básicos através de jogos teatrais e experimentações a partir de improvisação.
Sensibilização para a arte: a descoberta da coordenação motora fina: esta oficina busca desenvolver no participante habilidades que já deveriam ter sido desenvolvidas, mas por algum motivo foram deixada de lado. Este tipo de coordenação permite a criança ou adulto dominar o corpo no espaço, controlando os movimentos mais rudes. Ex: Riscar uma linha fina sem um traçado anterior, andar, pular, rastejar, recortar, pintar, desenhar, costurar, manipular um boneco ou objeto, etc.
Eu na arte: Brincadeiras e Jogos Dramáticos: esta oficina nasceu da idéia que a infância não é apenas uma faixa etária, mas um olhar, uma forma de ver as coisas e de considerar o mundo em volta. Uma vez que perdemos a capacidade de jogar e brincar, perdemos a capacidade de aprender. Perdemos a capacidade de admirar-se de questionar. Nesta oficina trabalhamos o coletivo e as regras para poder brincar e jogar, e que a ordem, o respeito são importantes para se viver em sociedade.
Eu falo, eu comunico: Desenvolvimento da Oratória: falar bem e expressar uma idéia com clareza é fundamental para qualquer pessoa, e tudo parte de um treinamento continuo. Técnica vocal para professores, arte-educadores, empresários e público interessado.
Lendas e Folclore: Uma experiência na arte e na cultura: desenvolver junto com os participantes a oralidade de seus conhecimentos, e a pesquisa de lendas e do folclore local, transformando em uma performance artística.
Artesanato e decoração de ambientes( EVA, Barbantes, Sucatas): Trabalha o processo criativo do participante, a partir de materiais cotidianos, beleza e simplicidade na confecção de artesanato utilitário.
Construção de impanadas (palco de bonecos) e cenários para teatro de bonecos: criação de projeto de impanada e cenários para teatro de bonecos e a construção de um modelo na finalização da oficina.
Introdução a iluminação cênica: Esta oficina trabalha com os participantes conceitos estéticos e termos técnicos da iluminação cênica.
Introdução a maquiagem cênica: conceitos estéticos, cuidados com a pele, conhecimento de materiais, termos técnicos e maquiagem artística.
Criação do espetáculo: A arte de contar histórias: preparação do ator contador trabalhando o processo de criação, do contar uma historia, passando por varias técnicas exploradoras de interpretação.
Iniciação ao Teatro: Improvisação, técnicas de Interpretação, Expressão vocal e corporal, introdução a historia do teatro.
Introdução a historia da Indumentária: estudo da historia da indumentária através de uso e costumes da pré-história até a atualidade.
A Cena: oficina onde se decompõem todos os elementos da cena, um estudo aprofundado do trabalho do ator e do diretor de cena.
Direção Cênica: o trabalho do diretor e do encenador, e estilos de direção.
Cursos de Língua: Inglês, Francês, Espanhol, Italiano, Japonês.
Oficinas de Música: Violão, teclado, piano, bateria.

Pintura de Murais

  Este é um trabalho que a Cia dos Ventos desenvolve há mais de 20 anos, com ótimos resultados como interferência visual.