domingo, 11 de maio de 2008

CARNAVAL DOS BONECOS

Histórico do Carnaval dos bonecos de São José dos Pinhais




Carnaval dos Bonecos é um dos movimentos do projeto “O Boneco e a Sociedade”, desenvolvido pela Prefeitura de São José dos Pinhais, através da Secretaria de Cultura, e nasceu com o grande objetivo de resgatar a estética e a alegria dos antigos carnavais, privilegiando a família como foco central.
O evento possui várias características específicas, que o tornam um grande diferenciador entre os carnavais do Estado e do País:
O Boneco e a Sociedade”, desenvolvido pela Prefeitura de São José dos Pinhais, através da Secretaria de Cultura, e nasceu com o grande objetivo de resgatar a estética e a alegria dos antigos carnavais, privilegiando a família como foco central.
O evento possui várias características específicas, que o tornam um grande diferenciador entre os carnavais do Estado e do País:
1°) O fato de ser realizado sempre uma semana antes da data oficial do carnaval brasileiro;
2°) Do foco artístico/estético estar na apresentação de bonecos gigantes;
3°) Do resgate das antigas marchinhas carnavalescas como motivador musical no divertimento da comunidade; e
4°) De se transformar numa atração turística de ponta.
A primeira edição do Carnaval dos Bonecos aconteceu em 2000 e, de lá para cá, esse evento se tornou uma referência no Estado do Paraná, sempre buscando inovar esteticamente e envolver cada vez mais a comunidade. Como acontece em todos os anos, a Cia dos Ventos no Carnaval dos Bonecos desenvolve temáticas que enalteçam ainda mais esse evento da cultura popular são-joseense.
A cada edição, o Carnaval dos Bonecos escolhe uma temática que se desenvolve no enredo do Bloco da Cultura, e com isso a participação comunitária está crescendo a passos largos. Outro dado importante nessa evolução é a realização de parcerias com outros municípios, onde efetivamente ocorre uma permuta artística.

Temas dos Carnavais do Bonecos já realizados
2000
1º CARNAVAL DOS BONECOS DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
2001
AS ANTIGAS MARCHINHAS DE CARNAVAL
2002
SONHO, MAGIA E FANTASIA
2003
OS 150 ANOS DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS NO PLANETA AZUL
2004
5 ANOS DE CARNAVAL DOS BONECOS
2005
UMA LUZ CHAMADA LEOPOLDO SCHERNER
2006
OS CONTOS DE FADAS
2007
SUPER HERÓIS, UM SONHO CHAMADO CIDADANIA
2008
OS SONHADORES DA PAZ








Nenhum comentário:

Postar um comentário